Procurador, juíza e perito do INSS vão proferir palestras no 4º Encontro de Cipeiros

Com o objetivo de conscientizar os cipeiros, SESMTs, técnicos de segurança no trabalho, engenheiros do trabalho, empregadores e membros de RH das empresas sobre a importância na prevenção de acidentes tanto de trabalho como de trajeto ou doenças ocupacionais, o Sindicato nas Indústrias de Alimentação e Afins de Marília e Região, entidade presidida por Wilson Vidoto Manzon e que representa aproximadamente 12 mil trabalhadores em sua base territorial, estará realizando no próximo dia 28, das 8h às 12h45, em seu Clube de Campo, na rua Carlos Tosin, 1194, Distrito Industrial, em Marília, o 4º Encontro de Cipeiros.

De acordo com informações prestadas por Luciana Souza Alves e Silvana Moreira Batagliotti, técnicas em segurança do trabalho e diretoras da Secretaria da Saúde e Segurança dos Trabalhadores, do Sindicato da Alimentação de Marília. ” O encontro terá três palestras de grande importância. Às 9h00, a primeira palestra será com o procurador do Ministério Público Federal de Bauru, Dr. Luis Henrique Rafael, que vai abordar o tema “equipamentos de proteção individual e ambiente de trabalho”. Às 10h15, será realizada a segunda palestra, com o médico e perito do INSS, Dr. Ricardo Gomes Beretta, que vai abordar o tema “perícia médica” e às 11h30, encerrando a participação dos palestrantes, será a vez da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Marília, Dra. Daniele Comin Martins, que vai discutir “responsabilidade civil do empregador nos acidentes  típicos”.

Luciana Alves, lembrou ainda que  é “importante a entidade sindical realizar este tipo de evento, pois as leis mudam constantemente e precisamos, como órgão que defende os direitos dos trabalhadores, estar promovendo este tipo de evento que atende a conscientizar a importância da prevenção no ambiente de trabalho”.

Já a diretora Silvana Moreira Batagliotti disse que ” Ao longo desses quatro anos estamos fiscalizado as Cipas, verificando se as mesmas estão fazendo SIPAT (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes), como determina a NR 5, Ministrando Treinamentos de diversos tema para conscientização do trabalhador nas empresas, e mantendo um bom contato com as empresas, pois nosso intuito é sempre somar. Temos parceira com o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que tem um corpo de especialistas que visa a qualidade de vida do trabalhador, com o INSS participando mensalmente de reuniões para repassar ao trabalhador através de informativos o que vem acontecendo com acidentes de trabalho, doença ocupacional, segurados atendidos, reabilitação, mudanças nas aposentadorias devido ao Fator Previdenciário, CAE (Conselho da alimentação Escolar) fiscalizando as escolas conferindo se a alimentação segue o cardápio que a nutricionista faz para que a alimentação, seja, acima de tudo, com qualidade.

Orientamos as cozinheiras a não receberem produtos próximos aos vencimentos ou que não aparentam boa aparência e por último o Comsea (Conselho da Alimentação), constituído no dia 05/08/2015, onde o vice-prefeito empossou novos conselheiros e nós do Sindicato da Alimentação fomos convidados para estarmos juntos neste novo projeto”, concluiu a diretora.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Marília e Região, Wilson Vidoto Manzon, a preocupação da entidade sindical com a realização do 4º Encontro de cipeiros “é manter a integridade física de todos os trabalhadores. Nós trabalhadores em empresas de alimentos no mínimo temos que preservar a saúde de quem está produzindo e também de quem está consumindo os produtos. Nós entendemos que a partir do momento que conscientizamos os trabalhadores mutilados, encostados e famílias depressivas com um quadro de acidentes envolvendo trabalhadores do setor”, conclui o presidente do sindicato.

Matéria Jornal da Manhã 20/08/20185.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =

WhatsApp