DestaquesRodada de Negociação 2026

3ª Rodada de Neg. do Setor de Frios

O Presidente do Sindicato da Alimentação de Marília – STIAM e Secretário Geral da FETIASP – Wilson Vidotto Manzon, juntamente com o Vice-Presidente do STIAM, Valdir Pasqual, participaram na manhã desta terça-feira (19/05), na sede da Federação da Alimentação – FETIASP, da 3ª Rodada de Negociação do setor do Frio, com data-base em maio de 2026.
A reunião foi coordenada pela Federação da Alimentação – FETIASP, por meio de seu Vice-Presidente Marcos Araujo, contando com a participação da BANCADA PROFISSIONAL, representada pelos sindicatos filiados à Federação, e da BANCADA PATRONAL, representando o Sind. da Ind. do Frio no Estado de São Paulo – SINDIFRIO.
Durante a reunião, a BANCADA PATRONAL informou que, até o presente momento, a assembleia das empresas mantém resistência em conceder qualquer aumento real nos salários e pisos da categoria, limitando-se à reposição do INPC. Segundo o representante patronal, haveria apenas a possibilidade de discutir melhorias nos valores da cesta básica e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além da atualização das demais cláusulas econômicas pelo índice inflacionário e manutenção das cláusulas sociais da convenção anterior.
A BANCADA PROFISSIONAL rejeitou a proposta patronal, destacando que esta já é a terceira rodada de negociação sem qualquer avanço concreto, ressaltando ainda, que a mesma proposta vem sendo repetida desde o primeiro encontro, ignorando completamente a posição já manifestada pelos sindicatos de rejeição ao índice sem ganho real.
Em tom de forte indignação, a BANCADA PROFISSIONAL repudiou a postura da representação patronal, classificando como falta de respeito com os trabalhadores e com o próprio processo negocial o fato de, após três rodadas de negociação, sequer ter sido apresentada uma contraproposta efetiva ao pleito da categoria.
Diante da pressão da BANCADA PROFISSIONAL, o representante patronal assumiu o compromisso de levar o resultado da reunião ao conhecimento da assembleia patronal e encaminhar uma posição oficial à FETIASP até sexta-feira, dia 22.

Matéria: Speak Mídia Comunicação.